O Sucesso No Mundo Virtual

O que é preciso para ter sucesso na construção de sites?

Todo mundo já pensou em criar um site, seja ele de notícias ou até de vendas; esse pensamento pode ser o primeiro passo para iniciar sua construção de sites. Mas, para além de um exercício fácil de idealização de sua página, há caminhos e meios que hão de ser pensados e eleborados para que sua caminhada na internet seja efetiva e notável.

Para te auxiliar nessa caminhada, pode ser necessário definir por meio de pesquisa e avaliação a contratação de uma agência que seja especializada em desenvolvimento e criação de sites. Imprecistível que para essa contratação seja necessário avaliar trabalhos anterios da empressa e saber como ela funciona, para que ofereça forte suporte e equipe que esteja apta a atender suas demandas.

Para os que acreditam que há um segredo e técnicas para isso, ledo engano, cada programador e idealizador pode seguir um caminho. No entanto, se for a sua opção fazer a sua própria construção de sucesso, os segredos podem ser descobertos conforme vai acontecendo a criação do site.

Tenha em mente uma deliniação de estratégia

Tenha o objetivo certo, saiba exatemente o que se espera do site, começar com várias idéias é sinónimo de se perder dentro do próprio site. Quando se tem um objetivo é muito mais fácil saber em quais linhas seguir para o funcionamento do site. Ex.: Um site de roupas – Há de saber para qual finalidade é: se para vender as roupas ou apenas divulgação de uma marca. A partir desse desdobramento, possivelmente chegará ao resultado esperado.

Não Deixe seu site de lado

Feito seu site é hora de se dedicar à ele, reserve tempo para que faça atualizações necessárias, tanto de conteúdo quanto do sistema do servidor. Um dos maiores erros e que pode prejudicar sua página é a falta de abastecimento e conteúdos desatualizados. Quanto mais for desenvolvido o site, maior será o acesso à ele. Um site leve e que seja preenchido constantemente faz com que seus vistadores retornem sempre.

Busque diferenciar o conteúdo

Para que haja abastecimento de conteúdo faz sentido então que seja algo sempre novo, fora do que se vê em outros sites. Uma página que foque no que seu público-alvo espera é o ideal, mas que possa enriquezar com assuntos que sigam a mesma temática e chame a atenção dos visitantes. Assim a identificação com sua página será maior.

 

Dito esses conceitos, que podem auxiliar a concretizar sua ideia de site e seu nascimento, não podemos esquecer a linguagem que nele será usada. Conforme a decisão de saber o que quer do site, estudar seu público é essencial para saber como dialogar com ele.

Não adianta criar uma página de entretenimento para jovens, por exempo e usar linguagem rebuscada que seja de difícil entendimento para esses visitantes, onde provavelmente esperam da página uma linguagem mais informal que ele possa interagir com as postagens e com os outros usuários.

Nesse sentido de “acolher” o visitante, podemos tentar discutir sobre o layout do site. Nele há de ter um consenso de cores, cores muito fortes deixam as pessoas irritadas, e cores tons pastéis relaxam demais. É necessário ter um meio termo, mesclar as cores para que não mexa com o emocional do usúario.

Assim como tomar o cuidado para não infantilizar seu site com animações que possam pesar o carregamento do site e até ridicularizar a página. Se escolher colocar algo desse tipo, coloque com cautela. Lembre-se: menos é mais.

Um bom diferencial para poder ter sucesso no seu site é manter uma boa comunicação com seus usuários, mas como? É muito importante que você esteja em dia com as dúvidas que possam ser enviadas deles pelo site, é de extrema importância saber o feedback daqueles que se “alimentam” da página, e a partir desses comentários ver aonde pode melhorar ou aumentar uma certa demanda. Por isso, esteja sempre atento a responder seus consumidores.

E claro, não se esqueça de ter um bom Firewall na sua página. O que é um Firewall? É como se fosse um segurança que monitora o tráfego de rede, é ele quem permite ou não bloquear tráfegos específicos de entrada e saída definidos por um conjunto de acordos de segurança.

Pois, depois de toda essa construção, não queremos nenhum tipo de vírus enchendo o layout do seu site, não é mesmo? Essa medida lhe garantirá que sua página estará segura e que possa ter mais uma credibilidade com seu usuários.

Seja o seu site a sua cara

Por fim, não faça  um site copiado de outro de muito sucesso mas que não tenha nada de você, do que você quer para o seu negócio e o principal: do que a partir do seu desejo de transmintir para seus visitantes. Ter um site recheado e com um percentual alto de visitas é o resultado mais almejado, e para conquistar o sucesso é preciso que além dessas dicas, se construa algo seu.

Esse seu, será único e com boas chances de conseguir alcançar o que outros que apenas se apropriam de ideias consigará. Com o mercado virtual cheio, lembrar que o diferencial é necessário e que as ideias empíricas podem mudar esse cenário à seu favor.

Fernanda Forgerini